Anúncio de imóvel para locação
Gestão

Quais os erros comuns ao anunciar um imóvel para locação?

Tempo de leitura: 4 min

Manter um imóvel, seja ele um studio, apartamento ou casa de veraneio, para locação é uma excelente forma de investimento, pois além da renda de locação, você ganha com a valorização do imóvel ao longo do tempo!

Para otimizar os rendimentos e manter o imóvel sempre ocupado, é fundamental tomar alguns cuidados para a elaboração de um bom anúncio. Nesse texto vamos falar sobre quais são os erros comuns ao anunciar um imóvel. Então, siga com a leitura e descubra como evitar esses erros e atrair a atenção dos locadores!

Não revisar o anúncio

Mesmo elaborando um anúncio com toda a atenção, alguns erros podem passar despercebidos. Portanto, vale a pena reservar um tempo para reler o anúncio com calma e verificar se todas as informações necessárias foram inseridas corretamente.

Publicar anúncios sem valor

Alguns proprietários preferem realizar a negociação de forma privada. Porém, ao anunciar um imóvel na internet é preciso considerar que será preciso disputar a atenção com uma série de outras ofertas. Para ganhar essa disputa e atrair a atenção, é fundamental oferecer informações completas e de forma prática.

Além do anúncio do aluguel ou das diárias do imóvel, é importante informar as despesas extras com a locação, como o valor do condomínio, taxas de limpeza, etc. Dessa forma, é possível evitar perder a atenção do interessado para outro imóvel.

Não oferecer informações completas sobre o imóvel

Hoje em dia, as plataformas de locação de imóveis oferecem uma série de filtros que facilitam a busca do cliente.

Mas, para que esses filtros funcionem bem, é preciso preencher corretamente as informações sobre o imóvel para evitar que o anúncio seja excluído dos resultados dos filtros de busca.

Por exemplo, caso sejam aceitos animais de estimação, mas essa informação não for devidamente cadastrada na plataforma, o anúncio não será visualizado pelo possível interessado.

Pensando nisso, é preciso ser minucioso na descrição do imóvel e no preenchimento das informações.

Não selecionar uma foto de capa atraente

Uma boa foto de capa para seu anuncio é fundamental para atrair clicks de interessados. A foto precisa ser bem montada, mostrando a amplitude do espaço, uma bela vista, a quantidade de luz natural, enfim, os melhores atributos do seu imóvel!

Lembre-se que os interessados estarão passando rapidamente pelas fotos de capa de vários anúncios e não irão clicar em todos eles. Por isso, é importante que sua foto de capa se destaque.frente às demais.

Publicar anúncios com poucas fotos

Quem está em busca de um apartamento ou casa para locação faz questão de ver o maior número de fotos possível em anúncios. Apesar disso, é comum encontrar imóveis anunciados com poucas fotos.

Em alguns casos, os proprietários anexam apenas uma única imagem ilustrativa, geralmente do living ou da vista, deixando de anexar fotos de áreas como banheiros e áreas de serviço.

Procure ser generoso neste quesito. O ideal é que todos os cômodos do imóvel tenham fotos anexadas ao anúncio.

Publicar fotos do imóvel desarrumado

Outro erro bastante comum em anúncios de locação de imóveis é o uso de fotografias que mostram o imóvel desarrumado.

A bagunça capturada pela imagem pode facilmente distrair o interessado, fazendo com que ele deixe de considerar os pontos positivos da casa ou apartamento.

Para evitar esse tipo de problema, procure deixar os cômodos bem organizados antes de fotografá-los. Arrumar a cama e guardar objetos são cuidados simples e que fazem toda a diferença.

Fotografar o imóvel com pouca iluminação

Nem todos possuem as habilidades de um fotógrafo profissional e, de fato, as fotos de anúncios de imóveis não precisam ser obras de arte, porém, é fundamental que elas sejam bem iluminadas.

Imagens com boa iluminação transmitem a sensação de aconchego e ajudam a atrair interessados no imóvel.

Para conseguir fazer boas fotos, mantenha as janelas abertas e prefira fotografar pela manhã.

Mas, se você quer mesmo destacar:

Além dos pontos citados acima, recomendamos sempre que sejam feitas fotos com um fotógrafo profissional. Estas fazem toda a diferença na hora do interessado escolher seu imóvel. Outra dica importante é organizar as fotos do anúncio seguindo uma sequência lógica que facilite o entendimento dos espaços.

O ideal é começar pelas áreas sociais do imóvel, como sala e cozinha, seguindo para as áreas íntimas e, por fim, mostrar as áreas comuns do edifício ou condomínio, como playground e fachada.

Essa prática aumenta a conversão de reservas e reduz a quantidade de mensagens de hóspedes para tirar dúvidas sobre seu espaço.

Como você pôde ver, existem diversas formas de tornar seu anúncio mais atrativo. Seguindo as dicas acima, é possível fazer um anúncio capaz de se destacar e que atraia muitos interessados.

Se você já pensou em alugar seu imóvel, assine nosso newsletter para receber mais dicas sobre locação de imóveis por temporada

Conviva

Dicas de gestão, design e inovação para locação de imóveis por curta temporada. Entenda porque a gestão profissional é fundamental para elevar sua rentabilidade.