O que deve ter no contrato de locação por temporada
Gestão

Quais informações devem constar no contrato de locação por temporada? Entenda

Tempo de leitura: 4 min

Se você investe em imóveis e tem pensado em operá-los na modalidade de locação por temporada, saiba que se informar sobre as condições contratuais específicas para esse tipo de aluguel é essencial para garantir resultados e tranquilidade.

Com a internet, a busca por imóveis que operam nesse sistema de locação aumentou muito, abrindo um mercado interessante para quem tem imóveis com esse perfil. Neste post, vamos explicar em detalhes como deve ser o contrato e de que forma ele é importante para as suas negociações. Confira!

A importância do contrato de locação por temporada

O contrato de locação por temporada é importante porque garante que as regras estabelecidas e a própria preservação da propriedade estejam asseguradas enquanto o contratante estiver ali hospedado.

Por meio do contrato, você também terá acesso a informações importantes sobre o contratante, como nome completo, RG, CPF, comprovante de residência e dados bancários, que darão maior segurança no momento de negociar.

Os principais pontos do contrato

A seguir, vamos apresentar os principais pontos do contrato de locação por temporada. Você verá que é importante ter discernimento e agir com clareza nesse processo a fim de se proteger legalmente e evitar quaisquer problemas.

Prazo

O prazo máximo de locação é de 90 dias, mas você deve estipular por qual período foi acordada a presença de quem alugou o imóvel. Neste campo, você reforça que após esse período o imóvel deverá ser devolvido nas condições em que foi entregue para usufruto e que o consumidor se compromete a isso por meio do contrato, podendo ser estipuladas multas e garantias, se as partes julgarem necessário.

Descrição dos móveis e objetos

Devem estar descritas informações sobre a estrutura do imóvel, bem como suas condições de higiene e utilização, como fiação, luz, água etc. Os móveis e objetos presentes, inclusive eletrodomésticos, também devem estar listados. Importante deixar claro que não é prevista qualquer indenização ao hóspede caso aceite as condições do contrato e venha a realizar qualquer benfeitoria nas instalações, mesmo que necessárias.

Mediante qualquer necessidade de reparo ou manutenção durante o período da locação, a administradora de locação por temporada deve ser procurada para avaliar e providenciar qualquer intervenção no imóvel.

O que está incluso no valor

Caso haja serviço de limpeza ou mesmo concierge e demais facilidades que alguns locadores oferecem, você deve esclarecer no contrato, a fim de evitar qualquer desentendimento sobre o que está sendo pago no aluguel. Se for apenas a estadia com utilização da água, luz e demais serviços básicos dentro daquele período, você também deve estipular para que haja o máximo de clareza nesse processo.

Regras de utilização

Neste item é muito importante definir as regras de utilização do imóvel como por exemplo, o número de pessoas que estará autorizado a permanecer e acessar o imóvel, horário e normas para uso das áreas comuns, uso de equipamentos, cuidados especiais, permissão ou não de animais e visitas, e todos as possíveis especificidades ou restrições de uso que existirem.

O contrato deve dar segurança jurídica

Conforme você viu no tópico acima, alugar um imóvel por temporada, sem se cercar dos direitos e deveres previstos por lei, pode ser uma manobra arriscada. O objetivo de qualquer acordo legal é, justamente, dar segurança jurídica às partes envolvidas e você só poderá ter isso se tiver esse documento presente na negociação.

Uma das melhores formas de se redigir um contrato válido e seguro é contar com o auxílio de uma gestora de locação de imóveis por temporada. Essas empresas são especialistas nessa questão e estarão aptas a conduzir esse processo com tranquilidade para garantir a melhor estadia para os hóspedes e maior retorno financeiro sem dor de cabeça para os proprietários.

Se gostou de saber quais informações devem constar no contrato de locação por temporada para garantir que tudo corra de maneira correta e tranquila no processo, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as soluções de gestão em locação por temporada que temos para você.

Conviva

Dicas de gestão, design e inovação para locação de imóveis por curta temporada. Entenda porque a gestão profissional é fundamental para elevar sua rentabilidade.