Serviço de limpeza para aluguel de temporada
Gestão

Serviço de limpeza para aluguel por temporada: 4 pontos fundamentais

Tempo de leitura: 3 min

O serviço de limpeza é um diferencial bastante atrativo para quem investe em locação temporária de imóveis. Os hóspedes desejam não se preocupar com obrigações ou imprevistos, mas ter uma excelente experiência de estadia. E o serviço de limpeza para aluguel de temporada é um importante item que contribui para isso.

Ainda, a higienização é um dos temas que mais ganha destaque em avaliações, interferindo de maneira direta na fidelização de clientes e na conquista de novas reservas. Para ajudar nesse assunto, preparamos este post com os principais pontos que devem ser observados ao contratar um serviço. Acompanhe!

Como fazer uma boa contratação do serviço de limpeza para aluguel por temporada

1. Conte com uma empresa especializada

Muitas pessoas que investem em locação por temporada pensam que as questões relacionadas à limpeza são bastante simples, que é algo similar ao que é feito na própria residência. No entanto, não é bem assim. Esse assunto deve ser tratado com mais atenção em imóveis para aluguel temporário.

Por esse motivo, o ideal é contar com os serviços de uma empresa especializada. Ela tem diversos funcionários à disposição e isso evitará que o imóvel não seja limpo a tempo devido ao não comparecimento de um profissional. Isso é ainda mais importante quando se tem mais de um imóvel para locação e o fluxo de hóspedes é intenso. Contar apenas com profissionais autônomos para a limpeza é bastante arriscado nesses casos.

2. Crie um checklist

É fundamental padronizar o serviço oferecido por quem disponibiliza imóveis para aluguel por temporada. Isso também precisa ser feito com a limpeza do local. Uma forma eficaz de garantir que tudo seja feito de maneira adequada é elaborar um checklist das tarefas a serem executadas por quem cuidará da limpeza.

Além da higienização, questões de reposição e de organização podem ser negociadas com o prestador de serviço. Assim, pode-se incluir itens no checklist como:

  • trocar roupas de cama;
  • tirar o lixo;
  • limpar todos os cômodos;
  • repor itens como sabonete, papel higiênico e toalhas;
  • empacotar toalhas para indicar que foram devidamente higienizadas;
  • garantir que tudo está funcionando;
  • verificar se há falta de algum item;
  • organizar os utensílios.

3. Pesquise bastante

Faça uma boa pesquisa de empresas ou profissionais antes de fechar contrato. Analise a reputação, busque indicações de pessoas conhecidas e avaliações de outros clientes. Ainda, verifique se são oferecidos todos os serviços dos quais você precisa e pergunte sobre a disponibilidade de funcionários.

Também é essencial analisar se os produtos utilizados são de boa qualidade. Produtos inadequados podem causar alergias aos hóspedes, não higienizar corretamente e estragar móveis, pisos, vidraças.

4. Converse com os hóspedes

Certifique-se do horário de check-in dos seus hóspedes. Assim, será possível garantir que tudo esteja devidamente limpo quando chegarem. Além disso, pergunte se necessitarão dos serviços de limpeza durante a estadia. Caso desejem, combinem a frequência da limpeza, horários e informe o custo extra, se houver.

Não há nada mais agradável do que chegar de viagem em um local e encontrar tudo limpo, em ordem e perfeitas condições. Por isso, o serviço de limpeza para aluguel por temporada é importante tanto para a boa experiência dos hóspedes atuais, como para a recomendação a clientes futuros.

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