importância do feedback dos hóspedes
Gestão

Descubra agora a importância do feedback dos hóspedes

Tempo de leitura: 4 min

Quem investe na locação de imóveis para temporada precisa entender a importância do feedback dos hóspedes. Afinal, essa é uma das ferramentas de marketing mais poderosas, já a adequação às melhorias solicitadas possibilita um desenvolvimento e uma rentabilidade ainda maiores do negócio.

Mas as vantagens de obter esse feedback não param por aqui. Pensando nisso, elaboramos este post para explicar melhor o assunto, e ainda daremos excelentes dicas para você conseguir ainda mais avaliações dos seus hóspedes. Interessado? Continue a leitura para conferir!

A importância do feedback dos hóspedes

A opinião dos clientes é fundamental para o desenvolvimento de qualquer tipo de negócio. É por meio dela que se pode compreender se o produto ou serviço está sendo bem-aceito no mercado — e no ramo de locação de imóveis para temporada, isso não é diferente.

Os reviews dos hóspedes ajudam o gestor e o proprietário a identificar os pontos fortes e fracos de um imóvel. Ou seja, apontam quais ações estão dando certo e quais precisam de melhorias ou correções. Assim, quanto mais bem avaliado for o imóvel, mais procura ele terá e, com isso, maior será a rentabilidade com essa locação.

O feedback ainda permite uma oportunidade de estreitar laços com os hóspedes, o que é um ponto importante para a sua fidelização. Responder adequadamente as avaliações, especialmente as negativas, demonstra um interesse real pela satisfação dos hóspedes.

Como receber mais feedback dos hóspedes

Em grande parte das vezes, os hóspedes não dão feedback simplesmente porque não pensam nessa possibilidade. É preciso, então, saber como incentivar essas avaliações. Acompanhe!

Deixe um cartão de avaliação no imóvel

Essa é uma forma sutil de pedir que os seus hóspedes opinem sobre o serviço oferecido. Pode ser um questionário impresso com perguntas para avaliar sua a satisfação e um espaço para sugestões, ou ainda um cartão ou aviso com o endereço de uma página na internet para que o hóspede faça essa avaliação on-line.

Utilize as redes sociais

As redes sociais têm se mostrado ferramentas fundamentais de marketing. Então, não deixe utilizá-las para o desenvolvimento do seu negócio. Faça perguntas nesses canais, como:

  • Você recomendaria esse imóvel a um amigo? Por quê?
  • Qual é sua melhor lembrança durante a estadia?
  • Você voltaria a se hospedar aqui? Por quê?

Sem dúvida, as respostas obtidas serão extremamente valiosas para que você analise se está no caminho certo ou, se não, que direção deve tomar.

Peça feedback no check-out

O check-out é um bom momento para avisar os hóspedes de que eles podem deixar uma avaliação sobre a estadia e o imóvel. Para isso, indique os caminhos pelos quais eles podem exprimir suas opiniões, seja em redes sociais, seja no site, em formulários impressos ou outros meios. O importante é ser breve e objetivo, para não desestimulá-los.

Ligue ou mande e-mail para os hóspedes

Entrar em contato com os hóspedes após a estadia é uma boa forma de dar uma atenção maior a cada um deles. Seja por ligação, seja por mensagem ou por e-mail, agradeça-lhes pela escolha e diga que entrou em contato para ter certeza de que tudo ocorreu bem. Então, aproveite para perguntar se eles têm alguma sugestão, observação ou reclamação a ser feita. Esse é um gesto simples, mas que faz com que o seu cliente se sinta especial.

Bom, agora que você já entende a importância do feedback dos hóspedes, basta colocar nossas dicas em prática para que a procura por seu imóvel aumente a cada dia! Vale lembrar, por fim, que todos os reviews devem ser prontamente respondidos, mesmo os negativos. Isso demonstra que você preza pela satisfação dos seus hóspedes e que está preocupado em sempre oferecer o melhor.

Gostou do nosso post? Então, aproveite a visita e veja também 4 passos infalíveis para fazer uma descrição do seu imóvel!

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