Acessibilidade no aluguel por temporada
Gestão

Entenda a importância da acessibilidade no aluguel por temporada

Tempo de leitura: 3 min

A preocupação com medidas de inclusão ganhou muito espaço na sociedade nos últimos anos, o que fez com que cidades, empresas e estabelecimentos precisassem se adaptar para receber adequadamente todos os públicos. Por conta disso, entender a importância da acessibilidade no aluguel por temporada também se tornou algo imprescindível.

Quando você oferece um imóvel com essas características, você cumpre um belo papel social, além de ampliar as suas possibilidades de lucro e aumentar as suas chances de conseguir hóspedes recorrentes, que farão mais reservas e boas avaliações nas plataformas de locação. Confira o conteúdo a seguir e aprenda algumas dicas para isso!

Amplie as portas e passagens

A primeira atitude que você deve adotar para promover a acessibilidade no aluguel por temporada é apostar na ampliação de portas e passagens. Afinal, a estadia de qualquer pessoa que tenha alguma limitação de locomoção ou deficiência pode se tornar consideravelmente pior se ela já apresentar dificuldades para entrar no imóvel, não é mesmo?

Sendo assim, não hesite em investir em pequenas transformações arquitetônicas desse tipo. Observe que a largura necessária para a passagem de uma cadeira de rodas é de 90 centímetros. Levando em consideração o espaço para manobrar, diâmetros de 150 centímetros são dimensões bastante aceitáveis.

Instale corrimãos e barras de apoio

Instalar corrimãos e barras de apoio é outra das primeiras estratégias para quem reconhece a importância da acessibilidade no aluguel por temporada. Isso melhora bastante a capacidade de movimentação de pessoas que tenham alguma dificuldade de locomoção e torna a sua estadia não apenas mais segura, como também mais prazerosa.

Se for possível, projete os espaços e principais cômodos, como a sala de estar e os quartos, com bastante espaço para circulação. Nas áreas que possam trazer mais obstáculos, como ocorre nos grandes corredores e nos ambientes multiuso, como a área de serviço, os corrimões de aço inox podem minimizar qualquer problema.

Utilize pisos antiderrapantes

Os pisos antiderrapantes são, na realidade, uma escolha positiva para qualquer tipo de público, visto que minimizam as chances de acidentes e, de quebra, podem ser um belo diferencial na decoração. Especialmente em cômodos que tendem a ficar molhados, como o banheiro, a área de serviço e a cozinha, eles são a escolha mais adequada e segura.

Invista em banheiros apropriados

Os banheiros merecem uma atenção especial para quem está pensando na acessibilidade no aluguel por temporada. Além de acumularem umidade por conta da sua utilização habitual, esses ambientes também podem ser um grande desafio para quem tem alguma dificuldade na hora de tomar um banho ou de utilizar o vaso sanitário.

Além dos pisos antiderrapantes, como falamos anteriormente, as barras de apoio também são essenciais, principalmente no chuveiro. Outro detalhe importante é deixar uma tranca no lado externo da porta, que pode ser utilizada em casos de emergência. O posicionamento do espelho também merece atenção e deve ter a base inferior um pouco mais baixa do que o habitual.

E agora, entendeu a acessibilidade no aluguel por temporada? Quer conferir outros conteúdos como este? Então que tal assinar, inteiramente grátis, a nossa newsletter?

Conviva

Dicas de gestão, design e inovação para locação de imóveis por curta temporada. Entenda porque a gestão profissional é fundamental para elevar sua rentabilidade.