Fotos de imóveis
Design

Fotos de imóveis: como escolher as melhores para o seu anúncio?

Tempo de leitura: 6 min

Além de se tratarem de uma descrição infalível, as fotos de imóveis são extremamente importantes tanto para quem procura quanto para quem oferece uma propriedade. Afinal, é por meio delas que o proprietário conseguirá atrair a atenção dos interessados e que o cliente em potencial visualizará se, de fato, o imóvel tem as condições e características que ele busca.

Ou seja, boas fotografias são excelentes aliadas para obter sucesso em um anúncio de imóvel, seja para locação ou temporada. Por esse motivo, apresentamos neste artigo orientações valiosas para auxiliá-lo a tirar as fotos do seu imóvel.

Desse modo, você conseguirá escolher as melhores para que o seu anúncio ganhe destaque. Leia este post e saiba como fazer isso da melhor forma.

Organize o imóvel

Antes de começar a tirar as fotos, é imprescindível limpar e organizar muito bem as peças. Afinal, o imóvel deve dar a impressão de que é o lugar ideal para morar. Assim, não deixe móveis, eletrodomésticos e acessórios fora do lugar. Retire do ambiente a ser fotografado itens e peças que possam desvalorizar o local, como toalhas usadas e cestos de lixo.

Além disso, evite ao máximo que objetos pessoais apareçam na imagem, como porta-retratos, roupas, brinquedos, itens de higiene, objetos religiosos. Também não permita que pessoas ou animais estejam nas fotos. Dessa maneira, cria-se um ambiente neutro e o cliente consegue imaginar o local com a sua própria personalidade. Fique atento, ainda, se a decoração do imóvel é neutra e não afugenta os interessados.

Explore a iluminação

A iluminação é um dos fatores mais importantes para uma boa fotografia. Imagens escuras ou claras demais desvalorizarão o local. Então, ao tirar as fotos, abra as janelas e cortinas para aproveitar a luz natural. Vale ressaltar que os melhores horários para fotografar são entre 9h e 11h ou entre 14h e 16h.

Acenda as lâmpadas dos cômodos para que seja possível visualizar os detalhes. O uso do flash não é sempre recomendado, visto que a luz pode refletir em azulejos, janelas, espelhos e objetos metálicos, o que prejudica a qualidade da imagem. Porém, vale tirar fotos com e sem ele. Assim, é possível analisar qual delas fica melhor.

Preste atenção ao enquadramento

Um bom enquadramento é capaz de explorar cada ângulo do espaço, sem distorções e mantendo as perspectivas bem alinhadas. Para isso, o ideal é fazer a fotografia na mesma altura de quem observa o ambiente.

Além disso, siga a regra das três paredes. Ou seja, enquadre três paredes, ou teto, piso e parede, em uma mesma proporção.

Tire várias fotos de diversos ângulos e pontos, mas priorize a posição horizontal. Afinal, ela é a mais indicada para fotos de imóveis, pois o campo de visão é ampliado e, assim, é possível agregar mais detalhes à imagem. É o tipo que mais se encaixa em sites de anúncios.

Registre o máximo de imagens que puder

Em geral, os anúncios de imóveis apresentam, em média, 10 fotos da propriedade. O problema é que esse número não traduz de forma fiel e completa como é o espaço e tudo o que ele pode oferecer.

Por isso, planeje divulgar cerca de 20 imagens, dependendo do tamanho do imóvel e dos detalhes que ele reserva ao novo morador. Desse modo, faça muitos registros para escolher os melhores, ou seja, tire fotos de todos os ângulos.

Se a propriedade tiver armários, registre o espaço com as portas abertas e fechadas. Uma dica é fazer o mesmo com janelas e gavetas da cozinha. Isso mostra a dimensão do espaço e também o estado de conservação do mobiliário.

Procure, ainda, registrar imagens durante o dia e à noite. Se há um cômodo que recebe luz solar e fica lindo em determinado horário, por que não aproveitar?

Monte a galeria como se a pessoa entrasse no imóvel

Para que o interessado veja as imagens e se sinta em uma visita ao imóvel, não deixe de organizar as fotos como se a pessoa estivesse entrando no local. Registre cômodo após cômodo e crie uma narrativa que faça sentido para quem está visualizando o anúncio. Comece pelas salas e cozinha e, então, explore o restante dos cômodos. Não precisa ser repetitivo, apenas detalhista.

Caso more em um condomínio, deixe os detalhes do empreendimento para o final da galeria. Assim, você mostra como é o imóvel por dentro e, depois, se dedica a apresentar as vantagens e os benefícios de alugar a propriedade. Você pode mostrar portaria, piscina, playground, jardins, churrasqueira, academia e tudo o que achar pertinente e vantajoso para quem busca conforto e comodidade.

Procure usar câmera fotográfica

Claro que, hoje em dia, é possível fazer boas fotos com os nossos smartphones. Mesmo assim, é notável a diferença de um registro realizado por meio de uma câmera semiprofissional ou profissional.

Esses equipamentos foram feitos para tirarem o melhor de um momento e podem ser usados, inclusive, em locais com pouca iluminação ou durante a noite. Se você não souber manipulá-los, veja com os amigos se eles podem ajudar no empréstimo da máquina e no registro das fotos.

Em resumo, as imagens de boa qualidade e com bons ângulos valorizam a casa ou o apartamento e fazem toda a diferença no resultado do anúncio.

Contrate um profissional

Caso você não tenha tempo ou ache que as suas imagens não ficaram boas, vale a pena contratar um profissional para isso. Hoje, existem fotógrafos especializados no setor que sabem como aproveitar melhor cada vantagem da casa ou do apartamento.

Outra opção é contar com os serviços de uma gestora de imóveis para cuidar de todos os detalhes necessários. Os profissionais desse ramo sabem exatamente o que o cliente que você quer atingir procura e podem auxiliar na hora de registrar as melhores imagens do seu imóvel. Por que não aproveitar esse serviço? Em geral, as empresas especializadas ajudam muito nos processos de locação.

Não deixe de aproveitar as melhores formas de valorizar as suas fotos de imóveis para ver a sua propriedade disputada pelos consumidores. Assim, você garante uma negociação mais rápida e o valor justo para o seu imóvel.

Gostou deste artigo sobre fotos de imóveis e quer saber mais sobre gestão e investimento em imóveis? Então siga-nos nas nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e também no LinkedIn.

Conviva

Dicas de gestão, design e inovação para locação de imóveis por curta temporada. Entenda porque a gestão profissional é fundamental para elevar sua rentabilidade.