e-mail marketing para fidelizar clientes
Inovação

E-mail marketing para fidelizar clientes: veja como utilizar de maneira assertiva

Tempo de leitura: 4 min

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos hábitos de vida, uma grande gama de novas ferramentas surgiram como alternativa para atrair a atenção do público. No entanto, algumas estratégias um pouco mais antigas podem ser extremamente eficazes, como a utilização do e-mail.

Muitas pessoas podiam pensar que esse tipo de ação era ultrapassada e que não traria resultados positivos, mas o fato é que até mesmo as grandes corporações e nomes do merchandising reconhecem que a boa e velha caixa de e-mail pode possuir muito valor. E o mercado de locação por temporada também pode se utilizar dessa prática para alavancar negócios.

Continue lendo nosso artigo e entenda um pouco mais sobre esse tema!

Afinal, o que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing, que pode ser livremente traduzido para o português como “publicidade por correio eletrônico”, nada mais é do que a utilização do e-mail como uma ferramenta de divulgação direta, com o disparo de mensagens para uma lista de clientes, respeitando algumas regras e procedimentos pré-definidos.

Muitos apostavam que esse tipo de ação cairia em desuso com o advento das redes sociais e dos aplicativos de comunicação, mas o fato é que essa continua sendo uma opção extremamente barata e eficiente de divulgar promoções, de construir uma relação de confiança e de aumentar a fidelidade dos clientes, se usada de forma correta.

Dicas para utilizar o e-mail marketing

Peça a devida autorização

Antes de mais nada, o primeiro passo para utilizar o e-mail marketing para fidelizar clientes é pedir autorização para isso. Algumas empresas e profissionais menos experientes podem cair na tentação de enviar mensagens para qualquer pessoa, mas isso pode minar a credibilidade do remetente e gerar antipatia do público.

Sendo assim, você pode, por exemplo, pedir que os visitantes do seu site coloquem o seu endereço de correio eletrônico ao efetuarem as suas reservas, questionando se eles desejam receber ofertas ou avisos de novidades. Se você for convincente e proporcionar vantagens, a maioria concordará com isso sem maiores dificuldades.

Sempre dê as boas-vindas

O seu primeiro disparo de e-mail marketing para um cliente pode (e deve) ser o começo de um longo relacionamento. Diante dessa realidade, você não pode deixar de dar as boas-vindas e de investir em uma linguagem amigável e objetiva. Utilize títulos curtos e diretos, focando sempre em palavras simples e envolventes.

Se possível, torne a mensagem a mais pessoal possível, utilizando o nome do cliente e lembrando-se também de assinar a mensagem com o seu nome ou de sua empresa. Você pode também usar fotos ou imagens daquilo que está pretendendo divulgar, como o seu imóvel de aluguel por temporada ou uma bela promoção de final de semana. A humanização do conteúdo do e-mail, certamente, melhora o resultado de aberturas.

Segmente as suas mensagens

Por fim, uma estratégia crucial para utilizar o e-mail marketing para fidelizar clientes é segmentar as mensagens de acordo com o relacionamento, a etapa da jornada do cliente, o padrão de consumo antigo, o local de moradia e quaisquer outras informações que você tenha obtido e ajudem a mostrar que tipo de informação aquela pessoa deseja receber.

Ao mandar e-mails estrategicamente direcionados aos interesses daquele indivíduo, você aumenta as suas chances de atingir o seu objetivo. Já as mensagens que não são do interesse do destinatário são contraproducentes, causando nada mais do que disparos inúteis e perda de tempo para todos. Sua mensagem não deve ser apenas mais uma para encher a caixa de entrada do seu cliente. É importante que você comunique informações de real interesse para ele e com uma periodicidade que não sufoque a comunicação.

Como você pôde ver, utilizar o e-mail marketing para fidelizar clientes no aluguel por temporada pode ser uma estratégia interessante, já que faz com que as pessoas se lembrem de sua hospedagem e de seus serviços e se sintam especiais, retornando para uma nova estadia e recomendando seu imóvel para os amigos!

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