como fazer uma descrição do meu imóvel
Design Gestão

Como fazer uma descrição do meu imóvel para locação? Veja 4 passos infalíveis

Tempo de leitura: 6 min

Muitas pessoas colocam suas casas à disposição no mercado de locação, mas não se atentam ao anúncio. Essa apresentação é uma das maiores responsáveis por atrair a clientela e chamar a atenção. Mas como é possível fazer uma descrição do imóvel por temporada para fechar mais negócios?

Se você tem uma propriedade para alugar, saiba que é fundamental elaborar um anúncio que consiga destacá-la. Afinal, ele é o primeiro contato do hóspede com o espaço e, com tantas opções no mercado, é imprescindível que haja um diferencial.

Para melhorar suas impressões sobre o assunto, preparamos um post completo com tudo o que você precisa saber. Quer descrever seu imóvel com maestria? Aqui você descobrirá dicas valiosas de como elaborar bem um anúncio de aluguel por temporada.

Ao segui-las, certamente seu imóvel ganhará relevância e você terá muito mais reservas. Confira, agora, 8 passos indispensáveis para isso!

1. Faça um título chamativo

Elaborar um bom título é o primeiro passo para um anúncio de qualidade. Isso porque há inúmeros imóveis disponíveis na internet e é preciso ganhar destaque em meio a eles. Portanto, não faça um título simplista, como “aluga-se casa por temporada”.

Facilite a busca do consumidor e pense em como ele faria a pesquisa. Também reflita sobre o que chamaria a sua atenção. Como você, leitor, faria isso na hora de tirar férias, por exemplo?

Um bom exemplo é: “casa com 3 dormitórios, aluga-se por temporada no bairro A, cidade B”. Bem melhor, não é mesmo? Dessa forma, você ajudará o hóspede a encontrar rapidamente o imóvel que ele deseja.

2. Dê atenção ao primeiro parágrafo

Ser objetivo é fundamental para descrever a propriedade a ser alugada. Por isso, a melhor estratégia é dar bastante atenção aos primeiros 200 caracteres da descrição do imóvel por temporada. Isso porque eles farão parte das linhas iniciais que aparecem no resumo do anúncio quando um cliente faz uma pesquisa.

Ou seja, utilize esse espaço privilegiado para chamar a atenção de quem está à procura de um local para se hospedar. Assim, o consumidor sente interesse em ler o anúncio por completo. Aproveite o primeiro parágrafo para apresentar o que é essencial. Os detalhes devem ser expostos em seguida.

3. Descreva tudo com detalhes

Sabe tudo o que existe de mais bacana no seu imóvel? Descreva! Quando mais detalhes você der, menos dúvidas surgem e mais fácil você consegue locar a propriedade. Muitas vezes, os donos de casas acabam esquecendo de deixar tudo claro, fazendo com que o interessado acabe optando por um imóvel que tenha um anúncio mais completo.

Se todas as paredes foram pintadas recentemente, se a piscina nunca apresentou problemas, se todas as lâmpadas funcionam e se os móveis comportam um número específico de hóspedes, deixe claro. Quanto mais informações você passar, melhor.

4. Especifique como será feita a locação

Outra informação que contribui com a rapidez da hospedagem é especificar, com detalhes, como acontece a locação. Isso filtra interessados, antecipa as ações do hóspede e dá destaque ao seu anúncio.

Coloque na descrição se é necessário um sinal, qual é o valor dessa entrada e em quanto tempo ela será necessária para garantir a reserva. Informe, ainda, se há exigência de cartões de crédito e como a confirmação da reserva acontece.

Ter esse cuidado é bom, inclusive, para criar um senso de urgência em quem está buscando um imóvel por temporada.

5. Coloque a disponibilidade do imóvel

Se o seu imóvel já está reservado por um período, não deixe de colocar no anúncio. Alguns proprietários preferem esconder essa informação para fazer com que a proposta tenha um número maior de visitantes. Isso até pode acontecer, o problema é que muitas das pessoas que entrarão em contato com você não poderão fechar negócio.

O resultado é tempo desperdiçado passando informações para pessoas que, talvez, só teriam condições de alugar nas datas em que seu imóvel permanece ocupado. Para evitar confusão e frustrações, deixe claro para quando o seu imóvel tem vaga e qual é o período mínimo para locação.

6. Destaque os diferenciais

Ao descrever o lugar, saiba qual é o público que você deseja atingir e, então, destaque as características que mais correspondam ao interesse desse perfil. O básico está presente na grande maioria das propriedades. Por esse motivo, os detalhes e os diferenciais é que conquistam o cliente.

Evidencie as vantagens do seu imóvel, como suíte, sacada, decoração, varanda gourmet, lareira, piscina, ar-condicionado, itens disponíveis para uso dos hóspedes, entre outros atrativos. Isso faz com que o interessado tenha mais motivação para locar a sua casa em vez de outras.

7. Utilize a localização a seu favor

Vale lembrar que os clientes não estão interessados apenas no imóvel, mas no entorno do local. Descrever a localização é essencial para um anúncio eficaz. Então, mostre as facilidades e as opções de lazer presentes nos arredores, tais como:

  • acesso a transporte público;
  • parques;
  • eventos;
  • bancos;
  • farmácias;
  • supermercados;
  • shoppings.

8. Aposte em vídeos para descrever seu imóvel

Para ir muito além da concorrência, não deixe de colocar vídeos da propriedade na descrição do imóvel por temporada. Além de o recurso ser mais fiel ao que de fato é a construção, ele possibilita que o interessado confira detalhes que não seriam possíveis por meio de fotos.

Imagens estáticas podem ser alvo de desconfiança por parte de alguns hóspedes. Já o vídeo tira qualquer dúvida que possa haver com relação à amplitude de cômodos, ao tamanho do quintal e outras particularidades da sua propriedade.

Outra vantagem é que esse tipo de material pode ser facilmente compartilhado por quem visitar a descrição do seu imóvel por temporada. Dessa forma, não haverá mais motivos para se sentir inseguro na hora de montar o anúncio da sua propriedade.

É bastante simples elaborar uma descrição eficiente! Seguindo as dicas acima, será mais fácil você atrair a atenção e o interesse de diversos hóspedes para a sua propriedade, aumentando, assim, sua rentabilidade.

Vimos que fazer uma boa descrição do imóvel por temporada é importante, entretanto, também é imprescindível entender como evitar os erros mais comuns em anúncios de locação.

Agora que você sabe tudo sobre como fazer a descrição do imóvel, deixe seu comentário com mais dicas para nossos leitores!

Conviva

Dicas de gestão, design e inovação para locação de imóveis por curta temporada. Entenda porque a gestão profissional é fundamental para elevar sua rentabilidade.