como atrair hóspedes na baixa temporada
Gestão

Como atrair hóspedes na baixa temporada: veja 4 dicas práticas!

Tempo de leitura: 4 min

Identificar períodos de baixa procura pelos seus serviços ou produtos e encontrar novas maneiras de ampliar o faturamento nesses momentos é um passo muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Na locação por temporada, os períodos chamados de baixa temporada podem representar perda de lucratividade, mas só se você não contar com um bom planejamento. Por isso, aprender como atrair hóspedes na baixa temporada pode ser um grande diferencial no seu orçamento.

Esse é um momento no qual você pode fortalecer estratégias, sobretudo ao investir em soluções específicas, aproveitando as características da região, do imóvel e dos próprios visitantes. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

1. Crie uma lista de clientes antigos

O primeiro passo para atrair hóspedes na baixa temporada é fazer uma lista com as pessoas que já se hospedaram no local, mesmo que elas tenham feito isso em datas mais disputadas. Dessa maneira, você já terá um público-alvo para produzir algumas ações de marketing, sabendo que eles conhecem o imóvel e a região.

Essa é uma maneira inteligente de segmentação e direcionamento estratégico, pois quem já esteve no seu imóvel sabe quais são as características e diferenciais, conhece os arredores e atividades locais, pode acomodar melhor as crianças e assim por diante. Conseguir criar uma base fiel de hóspedes ajuda não só como ferramenta para minimizar os efeitos da baixa temporada como também reduz os esforços de marketing para os outros períodos pois os clientes fiéis não só repetem a experiência como indicam para amigos e familiares. No entanto, lembre-se de só mandar mensagens e e-mails com a devida autorização.

2. Faça pacotes e ofertas especiais

Outra tática para atrair hóspedes na baixa temporada é oferecer pacotes e ofertas especiais para quem fizer reservas nos períodos de menor procura. Isso é muito vantajoso, pois você garante algum caixa nessas datas e, se a pessoa gostar, ela poderá divulgar o local para amigos e voltar no futuro, mesmo nas épocas com maior demanda.

Outra possibilidade é oferecer descontos apenas para estadias entre segunda a quinta, que costumam ter uma procura menor. Assim, você chama a atenção dos clientes e mantém a movimentação de caixa.

3. Divulgue nos seus canais online

Nos dias de hoje, não dá para ficar fora da internet, independentemente do seu ramo de atuação ou do perfil de público que pretende atingir . As redes sociais, por exemplo, tem um papel fundamental na divulgação e você não pode deixar de investir nesse tipo de mídia para ter mais reservas, ainda mais na baixa temporada.

Outro ponto importante é atualizar as informações, uma vez que a tendência é ter mais vagas nesse período de pouca movimentação. Ajuste as informações de preços, pacotes e promoções, invista em boas fotos, pois isso faz muita diferença para que as pessoas escolham o seu imóvel ao invés dos concorrentes.

4. Aproveite os eventos da região

A sazonalidade da região também deve ser usada para atrair hóspedes na baixa temporada, especialmente se o seu imóvel estiver em uma cidade com alguma forte tradição de festas ou comemorações.

Você também pode usar a criatividade e oferecer opções baseadas nas características do local, como um clima ameno no inverno ou a possibilidade de se deliciar com a gastronomia típica, por exemplo.

Seguindo essas dicas, você estará apto a atrair hóspedes na baixa temporada e aumentar sua lucratividade, tendo uma boa margem de lucro em todas as estações! Contando com uma equipe especializada, como a Conviva, você eleva o número das suas reservas e garante clientes mais satisfeitos durante todo o ano!

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Conviva

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